• Danilo Trevisan

Digitalização dos supermercados: viva essa nova realidade!

Atualizado: Out 16

Você já pensou em como o mundo reagiu a pandemia causada pelo Covid-19? Do dia para a noite o comércio teve a necessidade de se reinventar e os mais afetados foram as empresas que atuam no varejo. Uma das consequências foi a digitalização dos supermercados.


Além de ser uma tendência de mercado, muitas empresas se deram conta que para atender aos novos hábitos de consumo, deveriam adotar táticas e estratégias do mundo digital.


Mas como digitalizar o meu mercado?


Uma combinação de sucesso é construir um espaço digital como complemento da sua loja física. Desse modo você alcança os consumidores que estão mais imersos a compras e informações online, sem deixar de lado aqueles que não abrem mão da experiência de ir a uma loja física.


Para estabelecer e fortalecer a sua marca na internet, uma das estratégias em que está sendo muito utilizada na digitalização dos mercados é o programa de fidelização. Essa estratégia, não tem erro, pois é uma forma inovadora e eficaz de surpreender os seus consumidores.


Você estabelece uma comunicação ágil e tem a possibilidade de entregar informações relevantes para os seus clientes, facilitando sua jornada na tomada de decisão. Além de obter informações importantes sobre o seu público alvo, otimizando todas as suas operações logísticas e financeiras.


O resultado? Economia e aumento significativo do seu ticket médio. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABcomm), em parceira com a Konduto, empresa especializada em análise de risco. Durante os meses de março e maio que marcaram o início do isolamento social o comércio eletrônico registrou um aumento de 52% em seu ticket médio.


De acordo com a pesquisa, os mercados tiveram uma alta de 270,16%. Esses dados foram obtidos em uma pesquisa com mais de 33 milhões de pessoas.


Saiba como manter esse crescimento em tempos de distanciamento social


O Brasil é um dos países mais afetados pelo Covid-19. Todos os órgãos de saúde apontam que a melhor prevenção é o isolamento social, e aconselha a população a sair de casa para apenas o que for necessário. Tendo em vista esse cenário, qual a melhor saída para o seu mercado? Adotar uma plataforma de fidelização.


Para implementar um programa de fidelização, o aconselhado é que você desenvolva uma plataforma de fidelização. Com isso, é possível estimular os seus clientes a fazerem sua compras por conta própria.

O benefício é a diminuição das filas e a assertividade de compra do seu público alvo. Um dos fatores decisivos para fidelização de clientes era o preço e a qualidade, mas nos dias de hoje a experiência é tão importante quanto.


Hoje o consumidor final busca uma experiência memorável e sem complicações. Informação e benefícios podem ser os fatores de peso que irão fazer com que ele escolha o seu supermercado ao invés do outro.


Forneça informações relevantes:


A quantidade de produtos em uma prateleira de supermercado é enorme. Os custos e o trabalho para designar um profissional de apoio para cada corredor também devem trazer algumas despesas, então porque não usar a tecnologia para que ela ofereça uma experiência melhor para o seu público?


Com a adoção de um programa de fidelização é possível oferecer o produto certo, na hora certa e no lugar certo. O seu consumidor possui uma ferramenta incrível na palma de suas mãos.


Isso abre um leque de possibilidades para os empresários ou gestores de mercados que vão desde anunciar ofertas e produtos relevantes até a identificação por radiofrequência que permite saber a localização exata de determinado objeto para controle de estoque.


Meça em tempo real a reação do seu público:


Do que adianta planejar ações promocionais se o produto não tiver a adoção do público?

Com um aplicativo gerenciado por uma boa plataforma de fidelização você pode obter informações, dashboards e KPI’s em apenas alguns cliques.


Além de otimizar as suas campanhas para obter o máximo de suas performances. É um benefício duplo que entrega agilidade e benefícios para o consumidor final e praticidade e rentabilidade para você, que gerencia seu mercado ou sua rede de varejo.


Otimize o seu relacionamento com os seus clientes:


Para entregar uma experiência relevante e prática, é necessário possuir uma boa infraestrutura para armazenar e processar todos os dados. A digitalização do varejo proporciona custos baixos, flexibilização de suas ações e processamento e resultados assertivos para gerenciar suas demandas.


Desse modo, você será capaz de entregar uma experiência de compra inovadora para os seus clientes e identificar qual é o meio mais eficaz. Com o aumento de novos meios de pagamento e entrega, talvez o seu público alvo seja adepto a meios de pagamento com QR Code ou NFC mas por algum motivo não utilizam esses meios de pagamento ou você ainda não os utiliza de uma maneira ampla e acessível.


A digitalização do mercado vale a pena?


Se você ainda não está buscando soluções em relação a plataformas de digitalização e programas de fidelização no final desse artigo, aconselhamos que o momento é agora.


As empresas estão se reinventando a cada momento e por isso a inovação é a chave para o sucesso da sociedade moderna. Estamos vendo redes crescerem e falirem a cada minuto, por isso, evite ser esquecido nessa nova realidade digital.


Você tem diversas opções para aumentar o seu ticket médio e levar o seu mercado para o universo digital. Sua necessidade pode ser um aplicativo de fidelização, uma plataforma ou até serviços de relacionamento gerenciados pela nuvem. Qualquer que seja a sua necessidade, nós possuímos a solução projetada de acordo com a sua necessidade.


Gostou do conteúdo? Qualquer dúvida, estamos a sua disposição!




R. Cristiano Viana, 517 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05411-000

(16) 99181-2380

  • linkedin
  • instagram
  • facebook-app-symbol
  • youtube

Rua José Bianchi, 555 - Sala 1508 Ribeirão Preto/SP

©2020 por idEver. Orgulhosamente desenvolvido por Garden Marketing Digital.